Nos últimos anos o fenômeno chamado “boom imobiliário”, onde observamos o aumento significativo das atividades da construção civil e do financiamento imobiliário, em meio a crises, idas e vindas do mercado financeiro, econômico e politico do país, crescem oportunidades como a gestão profissional de condomínios edilícios.
Condomínios clube, Condomínios residenciais simples, condomínios comerciais e mistos, cada vez mais crescem e se misturam. Verdadeiras cidades privadas, às vezes com receitas superiores a de médias empresas do país, fazem com que a gestão tenha obrigatoriamente que ser realizada por pessoas preparadas e capacitadas.
Amparados pelo Código Civil no seu Capítulo VII, art. 1347 e seguintes, os síndicos externos ou profissionais, como vem sendo chamados pelo mercado, vem se destacando na administração e concorrências com os síndicos moradores, que na maioria dos casos não estão mais interessados em realizar essas funções, sejam por possuírem outros afazeres, pelo comprometimento das relações, do tempo e da responsabilidade civil e criminal que lhe compete, e vem crescendo a cada dia com o aprimoramento da legislação, das atribuições e decisões dos magistrados por todo o país.
Relacionamento, Imparcialidade, Conhecimento da legislação, Manutenção preventiva e corretiva, Gestão financeira eficiente, Gestão de pessoas, são atributos indispensáveis ao bom síndico profissional. Por sua vez, além de todos estes itens, ainda buscam a valorização dos imóveis. O que é esperado por condôminos moradores e ou investidores, que ali esperam encontrar o seu bem estar e resultado positivo respectivamente.
Já se foi o tempo e faz muito tempo, que o síndico não é mais aquele vizinho que só recebe reclamação dos moradores, e na maioria das vezes, sem sucesso, tenta manter a ordem, a boa convivência entre os vizinhos e a organização dos condomínios.
© 2017 Caetanos Consultoria - Desenvolvido por Vagner Lessa | Villa Fácil Condomínios